Carta de Porto Feliz

Esta carta é endereçada a todos os portofelicenses relacionados à cultura, não importa se estão nos palcos ou atrás deles, se são mentes pensantes por trás de um projeto ou seus executores, se trabalham em atelier próprios ou nas ruas.
 
Esta carta é endereçada a todo Fazedor de Cultura
Em reunião virtual realizada no dia 19 de julho de 2020, cidadãos e cidadãs fazedores de Cultura do Município firmaram o presente termo intitulado “Carta de Porto Feliz”.
 
A Carta, em face do estado de calamidade e emergência cultural ocasionado pela Pandemia, instituiu como ente representativo dos anseios, demandas e necessidades desses mesmos Fazedores de Cultura o “FCPF – Fórum de Cultura de Porto Feliz”.
 
Os cidadãos e cidadãs que assinam esta Carta se comprometem a:
 
  • Fazer do Fórum de Cultura de Porto Feliz uma rede de disseminação e consolidação de iniciativas culturais, para além desse tempo de Pandemia;
  • Apresentar uma agenda de trabalho com capilarização, engajamento e mobilização com finalidades estruturais através de ações para fazer saber e mapear todas as linguagens e segmentos culturais presentes no Município;
  • Nos atos em que couberem melhorias na aplicação da Lei Aldir Blanc no Município, prezar pelo foco no progresso econômico do território e no desenvolvimento humano, especificamente dos que fazem Cultura e dos que foram afetados em questão de renda com a Pandemia;
  • Indicar e reivindicar junto às instâncias governamentais do executivo as medidas necessárias para o cumprimento da Lei Aldir Blanc, atendendo a todas as necessidades elencadas no mapeamento inserido nos cadastros municipal, estadual e/ou federal.
  • Aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc destinados a Porto Feliz de forma solidária, em favor de todos que, através de seus Espaços, Coletivos e Expressões artísticas, se viram afetados pela Pandemia e impedidos de manifestar seus saberes e fazeres simbólicos que tanto contribuem para evidenciar a diversidade da identidade cultural do Município.
O “FCPF – Fórum de Cultura de Porto Feliz” é um constructo adequado aos tempos atuais em que a descentralização administrativa vem demandando do Estado novas formas na criação de consensos e pactuação em torno de desafios e temas urgentes nas diversas situações sociais emergentes. É uma forma própria da sociedade civil se organizar e colaborar pautando-se em reuniões temáticas e com finalidade de tomada de decisão em favor da coletividade.
 
Nesses tempos de Pandemia, são mantidos canais nas redes sociais a fim de dinamizar o diálogo no dia a dia, bem como reuniões virtuais temáticas previamente agendadas.
Assim, apresentamos à sociedade esta estrutura democrática e participativa de tal ente organizativo, que é um espaço de geração de conteúdos relacionados aos temas atinentes à Cultura do Município. Este espaço é coletivo, de todos e para todos, com portas abertas a todos os atuantes da Cultura de Porto Feliz que desejem somar conosco.
 
Seja bem-vindo!
 
 
 
 

Participe você também

Grupo de WhatsApp

Montamos um grupo de WhatsApp para unir todas as pessoas,  de todas as modalidades culturais para reverberar a Lei Aldir Blanc.

Se conhecer alguém,  por favor,  envie o contato para adicionarmos.

Esse grupo é apartidário,  portanto é proibido qualquer forma de propaganda política.

Tire suas dúvidas